Ubuntu Jam Session

Início » Ubuntu Jam Session

Ubuntu Jam Session – Um encontro para as Danças Urbanas de Floripa

O Ubuntu Jam Session foi lançado com a idéia de ser um evento de estudo, dança, conexão e experimentação ligado à cultura hip hop. Esse é o segundo movimento organizado pelo núcleo das Danças Urbanas da Kirinus Escola de Dança. Em abril tivemos o Flow Train Party. Além disso tivemos a exposição VAPOR do Wagner Wagz, que acabou virando uma extensão da Ubuntu Jam Session.

Estamos colocando uma energia boa para que esse núcleo ganhe força. É muito bacana ver um movimento constante de crescimento. Não vamos parar! Queremos proporcionar um ambiente rico para as Danças Urbanas e que muitos frutos bons possam surgir a partir destes encontros.

O Ubuntu Jam Session foi dividido em 4 etapas: Exibição do doc Rubble Kings; Aulas de Breaking e House Dance; Festa; Entrega dos itens arrecadados para Associação Novo Alvorecer.

Primeira UBUNTU Jam Session - Danças Urbanas na Kirinus Escola de Dança dia 05 de Agosto de 2016-1-2Exibição do Documentário Rubble Kings.

No início do encontro exibimos na sala de tv da escola um documentário. A idéia deste momento é desenvolver a dança de uma maneira diferente. Agregar novos conhecimentos através de um estudo teórico.

Rubble Kings, é um documentário de Shan Nicholson que retrata a violência no Bronx e em Harlem no início da década de 1970 e, em particular, os acontecimentos que levaram à famosa “cimeira da paz” de Hoe Avenue, que juntou diversos líderes de gangues dos dois bairros nova-iorquinos.

O encontro, que teve lugar no dia 7 de Dezembro de 1971, ficou na história não apenas por ter sido o primeiro em que foi forjada uma aliança inter-étnica entre os cerca de 10 mil elementos de 68 gangues distintos (que ficaria conhecida como The Family), mas também por ser considerado o primeiro passo para o apaziguamento urbano que possibilitaria o surgimento da cultura hip hop no Bronx.

O documentário, para além de contar com valiosas imagens da época, apresenta depoimentos de figuras históricas como Benjamin Melendez e Afrika Bambaataa, numa produção de oito anos que se tornou em filme graças a uma bem sucedida campanha crowdfunding na plataforma Kickstarter. É de visão obrigatória para qualquer fã interessado na história do movimento ou da Big Apple.

Primeira UBUNTU Jam Session - Danças Urbanas na Kirinus Escola de Dança dia 05 de Agosto de 2016-731

Aulas de Breakdance e House Dance.

Logo na sequência, após os alunos assistirem o documentário, eles foram convidados para fazer as aulas de Breakdance e House Dance com os professores Vinicius Cabral Port e Bianca Vieira.
Primeira UBUNTU Jam Session - Danças Urbanas na Kirinus Escola de Dança dia 05 de Agosto de 2016-262

Muitos agradecimentos!

Aqui queremos agradecer algumas pessoas que são fundamentais para esse movimento. Os professores Vinicius Cabral Port, Bianca Vieira, Renan Péres, Bel Revers. Essa galera está aqui sempre compartilhando conhecimento e permitindo que os alunos se sintam a vontade para curtir os momentos de celebração.

Temos que agradecer a Lais Sirtoli, aluna e assistente nas aulas de Danças Urbanas, e uma das pessoas que idealizou e ajudou a organizar a festa. Os alunos por se jogarem na pista e aproveitarem o momento, por acreditarem nas ideias da escola e dos professores.

E é preciso agradecer toda a galera de outras escolas e grupos de dança que compareceram na Ubuntu Jam Session e compartilharam uma energia muito boa. Faz muito sentido continuar esse movimento se for sempre assim.
Primeira UBUNTU Jam Session - Danças Urbanas na Kirinus Escola de Dança dia 05 de Agosto de 2016-714

Doação do itens arrecadados

Um detalhe, para participar da festa pedimos aos participantes que contribuíssem com itens (alimentos, roupas, etc) que no dia 18 de agosto foram entregues para  Associação Comunitária Novo Alvorecer. Projeto que atende atualmente cerca de 80 crianças de 5 e 12 anos da comunidade Vila Aparecida, na região continental da Grande Florianópolis, com reforço educacional e outras atividades no período do contraturno escolar.

A ocasião contou com uma aula de dança para as crianças. Foi um momento especial!

Primeira UBUNTU Jam Session - Danças Urbanas na Kirinus Escola de Dança dia 05 de Agosto de 2016-1074
As fotos da Ubuntu Jam Session

Confiram as imagens registradas durante a Jam.

2017-01-12T16:29:26+00:00

Leave A Comment